É uma Resposta Social, desenvolvida em equipamento, que consiste na prestação de serviços que contribuem para a integração das pessoas no seu meio habitual de vida, visando a promoção da autonomia e a prevenção de situações de dependência. Ao instituir-se o Centro de Dia procurou-se que o mesmo possibilitasse uma oferta de serviços de proximidade diversificada, permitindo que o cidadão permanecesse, o maior tempo possível, no seu meio habitual de vida, retardando e invertendo a lógica de integração em Lar, como a única resposta possível.
Simultaneamente, o Centro de Dia é uma resposta que possibilita às pessoas novos relacionamentos e elos de ligação com o exterior, através do estabelecimento de contactos com os colaboradores, voluntários, clientes e pessoas da comunidade, donde a qualidade da intervenção dever ser uma exigência a ter em conta permanentemente na gestão desta Resposta Social.
Constitui uma resposta que se concretiza através da satisfação de necessidades básicas da vida quotidiana e de um conjunto de ações e cuidados de saúde e apoio social prestados no domicílio.
Devido ao envelhecimento progressivo da população concelhia, ocorrem com maior frequência situações de vulnerabilidade física e psíquica, que possibilitam o aparecimento de situações patológicas crónicas, na maioria dos casos, dependência dentro dos limites nem sempre controláveis pelo próprio e/ou seu agregado familiar, como é o caso das demências. De ressaltar que a situação de dependência pode ocorrer em qualquer outro grupo de idade, podendo igualmente necessitar deste tipo de resposta social.
As diferentes alterações que se têm vindo a verificar na sociedade actual, sobretudo ao nível da composição e funções do grupo familiar, da solidariedade intergeracional e social e à insuficiência de respostas adequadas ao controlo das situações de dependência, permitem verificar que, grande número de pessoas em situação de dependência, continua a encontrar no serviço de apoio domiciliário um resposta que contribui para colmatar algumas das dificuldades com que eles próprias e o seu agregado familiar se debatem quotidianamente.
É um serviço que assegura o atendimento e o acompanhamento de pessoas e famílias em situação de vulnerabilidade e exclusão social, bem como de emergência social.
Constituem OBJECTIVOS do Serviço de Atendimento e Acompanhamento Social (SAAS):