RESIDÊNCIA PARA IDOSOS

ERPI

É uma Resposta social, desenvolvida em equipamento, destinada a alojamento colectivo, de utilização temporária ou permanente, para pessoas idosas ou outras em situação de maior risco de perda de independência e/ou de autonomia.

Os serviços prestados e seu funcionamento:
  • Alimentação (pequeno-almoço, almoço, lanche, jantar e reforço alimentar ao deitar);
  • Cuidados de higiene e conforto;
  • Cuidados médicos e de enfermagem;
  • Lavagem e tratamento de roupa;
  • Animação/Ocupação;
  • Apoio em deslocações ao exterior.

CENTRO DE DIA

É uma Resposta Social, desenvolvida em equipamento, que consiste na prestação de serviços que contribuem para a integração das pessoas no seu meio habitual de vida, visando a promoção da autonomia e a prevenção de situações de dependência. Ao instituir-se o Centro de Dia procurou-se que o mesmo possibilitasse uma oferta de serviços de proximidade diversificada, permitindo que o cidadão permanecesse, o maior tempo possível, no seu meio habitual de vida, retardando e invertendo a lógica de integração em Lar, como a única resposta possível.

Simultaneamente, o Centro de Dia é uma resposta que possibilita às pessoas novos relacionamentos e elos de ligação com o exterior, através do estabelecimento de contactos com os colaboradores, voluntários, clientes e pessoas da comunidade, donde a qualidade da intervenção dever ser uma exigência a ter em conta permanentemente na gestão desta Resposta Social. 

SERVIÇO DE APOIO DOMICILIÁRIO

SAD

Constitui uma resposta que se concretiza através da satisfação de necessidades básicas da vida quotidiana e de um conjunto de ações e cuidados de saúde e apoio social prestados no domicílio.

Devido ao envelhecimento progressivo da população concelhia, ocorrem com maior frequência situações de vulnerabilidade física e psíquica, que possibilitam o aparecimento de situações patológicas crónicas, na maioria dos casos, dependência dentro dos limites nem sempre controláveis pelo próprio e/ou seu agregado familiar, como é o caso das demências. De ressaltar que a situação de dependência pode ocorrer em qualquer outro grupo de idade, podendo igualmente necessitar deste tipo de resposta social.

As diferentes alterações que se têm vindo a verificar na sociedade actual, sobretudo ao nível da composição e funções do grupo familiar, da solidariedade intergeracional e social e à insuficiência de respostas adequadas ao controlo das situações de dependência, permitem verificar que, grande número de pessoas em situação de dependência, continua a encontrar no serviço de apoio domiciliário um resposta que contribui para colmatar algumas das dificuldades com que eles próprias e o seu agregado familiar se debatem quotidianamente. 

SERVIÇO DE ATENDIMENTO E ACOMPANHAMENTO SOCIAL 

SAAS

É um serviço que assegura o atendimento e o acompanhamento de pessoas e famílias em situação de vulnerabilidade e exclusão social, bem como de emergência social.

Constituem OBJECTIVOS do Serviço de Atendimento e Acompanhamento Social (SAAS):

  • Informar, aconselhar e encaminhar para respostas, serviços ou prestações sociais adequados a cada situação;
  • Apoiar em situações de vulnerabilidade social;
  • Prevenir situações de pobreza e de exclusão sociais;
  • Contribuir para a aquisição e ou fortalecimento das competências das pessoas e famílias, promovendo a sua autonomia e fortalecendo as redes de suporte familiar e social;
  • Assegurar o acompanhamento social do percurso de inserção social;
  • Mobilizar os recursos da comunidade adequados à progressiva autonomia pessoal, social e profissional. 
PARCEIROS
INSTITUCIONAIS
Mobirise Website Builder
Mobirise Website Builder
Mobirise Website Builder
Segurança Social

Segue-nos em 

Candidatura Espontânea