A Terapia Ocupacional é uma área da saúde que atua no tratamento e reabilitação de pessoas de todas as idades. O seu objetivo é facilitar e capacitar a realização das atividades do dia-a-dia que as mesmas deixaram de poder fazer por força de alguma condição clínica (motora, cognitiva, emocional ou social).
O objetivo da terapia ocupacional desenvolvida por estes profissionais de saúde passa por encontrar meios para que as pessoas alcancem a sua autonomia e independência e possam utilizar ao máximo as suas potencialidades.
Nesse sentido, o Terapeuta avalia as atividades que a pessoa não consegue realizar, olhando para todos os aspetos da sua vida diária. O intuito é encontrar soluções para que possa aumentar a autonomia e independência.
Simultaneamente compreende e analisa quais são as estruturas e/ou funções que estão a limitar o desempenho do paciente. Assim, procede-se à construção de um plano de intervenção adequado, individualizado e verdadeiramente personalizado.
A intervenção do Terapeuta Ocupacional assenta principalmente no recurso a atividades/ocupações significativas com o intuito de restaurar ou manter funções.
Através dessa abordagem é possível estimular e desenvolver competências.
Simultaneamente desperta o interesse e participação do paciente para ter parte ativa no seu próprio processo de reabilitação.
Outros aspetos centrais na intervenção do Terapeuta Ocupacional são:
Uma alimentação saudável e equilibrada é a base fundamental para uma vida longa e de qualidade.
Neste sentido, e tendo como objetivo principal a promoção de uma alimentação saudável, variada e equilibrada, desenvolvemos ementas equilibradas, ricas e variadas do ponto de vista nutricional, tendo em conta o contexto sociocultural em questão. Procuramos desta forma promover hábitos alimentares saudáveis, tendo por base o equilíbrio nutricional dos alimentos bem como a variedade dos mesmos. Respeitando todas as normas de Higiene e Segurança Alimentar, conseguimos assegurar a qualidade e segurança de todas as refeições.